Antonius

40 anos do 1.º curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS)

Comemorou-se, no passado dia 13 de abril, no Salão Nobre do complexo ICBAS/FFUP, os 40 anos do 1.º curso de Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.

Estudantes, docentes e funcionários não docentes da época marcaram presença neste evento comemorativo para assinalar a data que ocorreu durante a pandemia e que, por impossibilidade de se juntarem, apenas pôde ser celebrada agora.

Após a celebração de uma eucaristia de Ação de Graças presidida pelo Padre Abílio Rodrigues, capelão e assistente espiritual na ULS de Santo António, o arranque da festa foi assinalado com a atuação do Grupo Coral do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (CICBAS) sob a batuta do Maestro Ivo Magalhães. Nesse momento musical houve palco também para alguns ex-coralistas que quiseram cantar, juntamento com o CICBAS, a musica emblemática do Coral o “Acordai“.

Seguiu-se a exibição de um vídeo intitulado “memórias de um tempo”, com fotos antigas dessa época. Uma oportunidade para recordar como o ICBAS, mais do que uma Escola, foi um estado de espírito e uma filosofia vivencial, numa aprendizagem inovadora de partilha e potenciação dos saberes que permitiram a continuidade e passagem do testemunho para um futuro. Ideias que Nuno Grande, professor e fundador do Instituto, deixou escrito em texto plasmado no Livro de Curso desse ano. Texto que pelo seu conteúdo e significado, foi lido integralmente no final da apresentação do vídeo pela Comissão Organizadora do evento.

Fique a saber mais: https://noticias.up.pt/2024/04/29/primeiro-curso-de-medicina-do-icbas-comemorou-40-anos/ 

Galeria