Antonius

Hospital Dia

O Hospital de Dia é uma estrutura clínica transversal, e situa-se em espaço físico próprio no Ed. Luis de Carvalho, piso 1.

Neste Serviço existem equipas qualificadas e preparadas para prestar cuidados cuja duração possa chegar às 12 horas, mas que não carecem de ser realizados em regime de internamento. A equipa é abrangente e preparada para realizar tratamentos prescritos por diversos Serviços da ULS Santo António: Dermatologia, Hematologia Clínica, Imunoalergologia, Imunologia Clínica, Medicina Interna, Nefrologia, Neurologia, Oncologia Médica, Urologia e Paramiloidose (Unidade Corino de Andrade).  Os tratamentos no Hospital de Dia realizam-se de forma programada, com agendamento prévio.


Organização e Funcionamento

O HDP funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 20h00, e tem as suas instalações situadas no Edifício Dr. Luís de Carvalho, piso 1, com entrada pela porta da Consulta Externa.
Para tratamento de doentes com Paramiloidose o HDP dispõe de uma sala nas instalações do Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), que funciona às segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h00 às 14h00.

A decisão de efetuar tratamento em HDP é uma decisão do médico responsável pelo doente, e depende não apenas da sua situação clínica mas também da natureza do procedimento diagnóstico ou tratamento ao qual vai ser submetido, que tem que ser compatível com o estado geral do doente e com o período de funcionamento do serviço.

O Agendamento de sessões de HDP é efetuado pelo secretariado do serviço, respeitando a solicitação do médico assistente quanto à duração dos tratamentos e à periodicidade dos mesmos, sempre em observância dos protocolos Clínicos aplicáveis.

No Hospital de Dia realizam-se, entre outros, os seguintes atos diagnósticos/ tratamentos:

  1. Administração de Quimioterapia, hormonoterapia e Imunoterapia;
  2. Realização e recobro de exames auxiliares de diagnóstico (punções lombares, mielogramas, biópsias hepáticas, entre outros);
  3. Medicação de suporte;
  4. Administração de sangue e seus derivados;
  5. Colocação de cateteres venosos centrais de inserção periférica (PIC’s) e respetiva manutenção.

Outros procedimentos/ tratamentos poderão ser realizados, desde que esteja previamente assegurado que há, na equipa de trabalho do HDP, profissionais com competências e experiência comprovadas na realização dos mesmos.
Visando o maior sucesso e efetividade dos tratamentos oncológicos realizados no HDP, existe uma consulta de enfermagem, vocacionada a utentes e seus cuidadores, cujo principal escopo é:

  1. Preparar o doente e cuidador para a natureza e efeitos dos procedimentos a que vai ser submetido;
  2. Capacitar utente e cuidador para lidarem com reações adversas ou efeitos secundários das intervenções;
  3. Habilitar doente e cuidador a uma análise objetiva da situação, evitando a ocorrência de situações de pânico;
  4. Prevenir o recurso ao Serviço de Urgência, atenta a vulnerabilidade do doente.

O que fazer à chegada do Hospital Dia

Quando chega ao HDP o doente deve dirigir-se ao secretariado, anunciar a sua presença e efetivar a sessão procurando respeitar a hora da marcação. Deve aguardar na sala de espera a sua chamada para a unidade de tratamento onde será acolhido.


O que fazer à saída do Hospital Dia

À saída do HDP deve sempre passar no secretariado para confirmar a existência de próximas marcações e/ou tratar de assuntos relacionados com o processo de tratamento – exames a realizar, transportes, prescrição de medicamentos, entre outros.