O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) associa-se à iniciativa da Organização Mundial de Saúde na comemoração do Dia Mundial para a Segurança do Doente, 17 de Setembro de 2022. Este ano, o tema escolhido é:
Em algum momento da vida, todas as pessoas tomarão um ou mais medicamentos para prevenir ou tratar uma doença.
Os estudos evidenciam que os medicamentos podem causar danos se, em qualquer fase – prescrição, administração, monitorização – houver falha de segurança ou de informação.
Em todo o mundo, as práticas inseguras e os erros de medicação são as principais causas de eventos adversos e danos evitáveis em cuidados de saúde.
Os erros de medicação podem resultar em dano grave, incapacidade ou morte do doente, e ocorrem quando o circuito da medicação e os fatores humanos associados apresentam fragilidades que afetam a segurança de todo o processo, tais como deficientes condições técnicas, fadiga e número insuficiente de profissionais habilitados.
A atual pandemia exacerbou o problema dos erros e danos associados à medicação. Neste contexto, a OMS escolheu a “Segurança da Medicação” para tema do Dia Mundial da Segurança do Doente 2022
Para mais informações sobre o Mundial da Segurança do Doente 2022 consulte: https://www.who.int/campaigns/world-patient-safety-day/2022
Obrigado pelo seu compromisso com a Segurança do Doente no CHUPorto!



