Antonius

Encontro de gerações nos 50 anos do Serviço de Nefrologia

O Serviço de Nefrologia comemorou o Cinquentenário no Salão Nobre do Hospital de Santo António, repleto de pessoas de todas as gerações e profissões, incluindo os antigos diretores ou as suas famílias. Foram homenageados a Dr.ª Eva Xavier, o Dr. Serafim Guimarães, o Dr. António Morais Sarmento e o Dr. António Cabrita. Outros pioneiros, como o Prof. Levi Guerra, o Dr. Domingos Antunes de Azevedo, a Dr.ª Manuela Silva, o Dr. Manuel Barbosa Leão, o Dr. António Castro Henriques, e os Enfermeiros-Chefes Beatriz Fernandes, Regina Leão e Fernando Vilares, bem como a secretária D. Júlia Leite, foram igualmente lembrados.

A sessão foi aberta pelo Presidente do Conselho de Administração, Dr. Paulo Barbosa, acompanhado pelo Prof. Edgar Almeida, Presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, pela Dr.ª Eva Xavier, a primeira diretora, pela Prof. Luísa Lobato, a diretora atual e pelo Enfermeiro Gestor Anselmo Madureira.
A maioria dos Serviços de Nefrologia do país estiveram representados pelos seus diretores, para além de muitos antigos internos e estagiários.

A Prof. Luísa Lobato e o Dr. Bruno Fraga Dias, o especialista mais jovem, apresentaram a história do Serviço de Nefrologia. Desde a quimera do “rim artificial” nas décadas de 50 e 60 do século XX até os dias de hoje, deram ênfase ao desenvolvimento e descentralização da hemodiálise, ao advento da Nefrologia Pediátrica, da transplantação renal e da diálise peritoneal, ao transplante de dador vivo, cruzado e internacional, aos progressos em Nefrologia Clínica, Nefropatologia, formação, ensino universitário, internatos médicos, certificação, internacionalização e investigação interdisciplinar, resultando em publicações de grande impacto e em oito doutoramentos.

A solenidade festiva, dinamizada pelas Professoras Anabela Rodrigues, Idalina Beirão, La Salete Martins e Josefina Santos, bem acompanhadas por todos, manteve-se após a sessão, com reencontros, sorrisos, abraços e muitas flores. Estes momentos espelharam uma aliança virtuosa entre a história, a ciência, e o saber, património e construção permanente de diversas gerações do Serviço de Nefrologia, dos seus amigos e aliados.