O Conselho de Administração informa o falecimento do Professor Doutor Eurico José Palheiros de Carvalho Figueiredo, ocorrido hoje, 27 de dezembro, no nosso hospital.
Eurico Figueiredo desempenhou o cargo de Diretor do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Magalhães Lemos (HML) e foi regente de Psicologia e Psiquiatria na licenciatura em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto desde a sua fundação.
Na década de 80, presidiu ao Conselho Executivo do ICBAS, bem como ao Conselho de Gerência do HML.
Notável pela sua coragem, Eurico Figueiredo foi líder dos movimentos de contestação estudantil de 1962 na Universidade de Lisboa, seguindo uma tradição de resistência à ditadura herdada de seu pai, Otílio de Carvalho Figueiredo, médico de clínica geral em Trás-os-Montes, e acompanhada pelo seu irmão, Otílio Figueiredo, que viria a ser cirurgião geral do Hospital de Vila Real.
Após o exílio na Suíça, onde liderou o “Grupo de Genebra” ao lado de António Barreto e José Medeiros Ferreira, e manteve um envolvimento próximo com médicos do nosso hospital, regressou a Portugal onde, para além de prosseguir a sua carreira clínica e académica, se comprometeu com a política institucional, tendo exercido funções como deputado, mas sempre inconformado e insubmisso. Destacou-se ainda na promoção de causas ligadas ao património natural e ao meio ambiente, sobretudo na região de Trás-os-Montes.
O velório e as cerimónias terão lugar no Tanatório de Matosinhos, a 28 de dezembro, domingo, entre as 10h00 e as 16h15.
Detalhes biográficos publicados pela UP: https://noticias.up.pt/2025/12/27/morreu-eurico-figueiredo-antigo-diretor-do-icbas/
Foto: DR



