No passado dia 19 de novembro, o Hospital de Magalhães Lemos no Porto foi palco do I Encontro Núcleos da ULS de Santo António, assinalando o Dia Mundial da Prevenção do Abuso e Violência na Criança e Jovem.
O evento contou com cerca de uma centena de participantes que, em contexto multiprofissional, discutiram os temas da Multiculturalidade versus Interculturalidade e a Avaliação do Risco Familiar, uma ferramenta do sistema informático utilizado em instituições do SNS.
No contexto atual, importa unir esforços e vontades e dar corpo a reuniões conjuntas que envolvam discussões de assuntos comuns, partilhando a diversidade de politicas e modos de acção próprios das unidades hospitalares e dos cuidados de saúde primários, com o objetivo de criar redes de comunicação fluidas e profícuas.
Os Núcleos são estruturas multidisciplinares de atuação na prevenção, detecção e orientação de crianças e jovens em risco. A ULS Santo António inclui os Núcleos dos cuidados de saúde primários Porto Ocidental e Gondomar (Inovar e Coração Douro) e o Núcleo hospitalar sediado no Centro Materno Infantil do Norte.
Com esta iniciativa, os elementos dos Núcleos estão convictos de que sementes de esperança foram plantadas no sentido de um ambiente intercultural harmonioso na defesa dos direitos das crianças e jovens e no alerta da proteção contra os maus tratos de que possam ser alvo, sublinhando que as crianças e jovens de hoje, serão os adultos do amanhã!


