
O Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUPorto) foi galardoado, na manhã de sábado, 9 de julho de 2022, com a Medalha Municipal de Mérito (grau ouro), em cerimónia na Casa do Roseiral, nos jardins do Palácio de Cristal.
A Medalha Municipal de Mérito também foi atribuída ao Centro Hospitalar Universitário de São João, e aos médicos do CHUPorto e docentes de Medicina do ICBAS Rui Sarmento e Castro (aposentado) e António Araújo, bem com a outras instituições e personalidades.
O Município do Porto destina a Medalha de Mérito a pessoas ou instituições que tenham praticado atos benéficos assinaláveis para a cidade, melhoria das condições de vida da população, desenvolvimento ou difusão da arte, divulgação ou aprofundamento da história, ou outros atos notáveis.

A data da cerimónia está associada à entrada no Porto do exército libertador de D. Pedro IV, a 9 de julho de 1832, após o desembarque de véspera nas praias do Mindelo, Lavra e Perafita. A praia de Arenosa de Pampelido foi denominada praia da Memória, após a consolidação do liberalismo em Portugal.
Atribuições, coletivas ou individuais, associadas ao CHUPorto ou a instituições que o precederam:
Honra
Corino de Andrade (1985)
Albino Aroso (2006)
Mérito (ouro)
Hospital de Crianças Maria Pia (1969)
Serviço de Oftalmologia do HGSA (1996)
António Rocha e Melo (2007)
Fernando Sollari Allegro (2014)
Rui Vaz Osório (2015)
João Semedo (2016)
Manuel Silva Araújo (2017)
Jorge Sousa Braga (2021)
Mérito (prata)
Jacinto de Magalhães (1989)
Antigos médicos internos do HGSA, que desenvolveram as suas carreiras noutras instituições: Paulo Cunha e Silva (Honra, 2016), Rui Soares da Costa (Mérito, ouro, 2012), Henrique Barros (Mérito, ouro, 2021) e João Luís Barreto Guimarães (Mérito, ouro, 2021).


