A ULS de Santo António iniciou, em outubro de 2024, um projeto inovador focado no doente, na cirurgia vascular, com o objetivo de automatizar o percurso cirúrgico no Centro Integrado de Cirurgia de Ambulatório (CICA).
Objetivos e Benefícios
- Automatização e Digitalização: Implementação de uma plataforma tecnológica da UpHill que rastreia os doentes e automatiza o percurso perioperatório.
- Melhoria da Capacidade Clínica: A solução permite identificar preocupações de forma antecipada, reduzindo cancelamentos, faltas às consultas e re-hospitalizações.
- Acompanhamento Diferenciado: Monitorização automática de sinais e sintomas no pós-operatório, com um sistema de alertas para a estratificação dos doentes segundo o risco clínico.
Expansão e Futuro
Até ao final de 2025, o projeto será expandido para incluir todas as especialidades que operam no CICA.
Relativamente aos âmbitos de atuação do projeto, no pré-operatório, o mesmo foca-se na otimização da avaliação pré-anestésica e da consulta de Cirurgia em regime de Ambulatório. Isso inclui a recolha antecipada de informação clínica junto do doente, a digitalização e partilha atempada de informação sobre a cirurgia com o doente, e a automação da avaliação de enfermagem pré-cirúrgica.
No pós-operatório, a monitorização de sinais e sintomas será automatizada e integrada com um sistema de alarmes, permitindo a estratificação dos utentes de acordo com o risco clínico e a definição dos próximos passos de forma adequada.
Adicionalmente, está prevista a recolha e análise das avaliações da experiência e dos resultados dos doentes, bem com a avaliação dos resultados pelos médicos. Desta forma será possível avaliar de forma contínua a qualidade percebida dos nossos serviços e dos resultados reportados diretamente pelos doentes.


