O Projeto ROSE (Environment Sustentability of Operating Room) do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA) ganhou o Prémio BI Award for Innovation in Healthcare (https://biaward2023.pt), uma iniciativa da Boehringer Ingelheim e com o apoio institucional da Ordem dos Médicos.
Liderado por Ivone Silva, diretora do Bloco Operatório (BO) do CHUdSA, o projeto visa a redução de resíduos no BO e o seu reaproveitamento, fomentando a economia circular, tão importante para o futuro do nosso planeta. O ROSE torna-se assim, uma referência para a sustentabilidade que assenta na melhoria da eficiência qualitativa e económica dos Cuidados de Saúde sob o lema do prémio “Nada pode ficar igual quando tudo muda”.
Rita Veloso, vogal executiva do Conselho de Administração refere “Este prémio representa para o Centro Hospitalar Universitário de Santo António o reconhecimento do mérito e talento das equipas que se dedicam diariamente e tornar o nosso hospital mais sustentavelmente responsável, em particular no bloco operatório. Saber que estas Pessoas sentem diariamente um enorme compromisso e paixão com a sustentabilidade ambiental, é algo de que este Conselho de Administração muito se orgulha, pois, está intrinsecamente alinhado com os nossos valores. Esperamos que o projeto possa em breve ser alargado a mais serviços na nossa Instituição. Parabéns à equipa e um especial agradecimento ao SUCH, nosso parceiro neste projeto e parte integrante da equipa”.
O projeto nasce de uma parceria com os SUCH e é replicável a todas as instituições de saúde.


