No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde distinguiu quatro profissionais da ULS Santo António com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, a mais elevada condecoração do setor da saúde em Portugal.
Em reconhecimento pelos seus percursos exemplares e pelos contributos significativos nas respetivas áreas de atuação, foram distinguidos:
- Henrique Cyrne de Carvalho, Assistente Graduado Sénior de Cardiologia, Professor Catedrático Convidado e Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto. A medalha reconhece o seu papel determinante na área da Cardiologia de Intervenção e no ensino médico.
- Henrique Reguengo Luz, Farmacêutico Especialista em Análises Clínicas e Genética Humana. Foi distinguido pelo trabalho desenvolvido em contexto hospitalar e pelo seu contributo enquanto Presidente do Conselho do Colégio da Especialidade de Análises Clínicas e Genética Humana da Ordem dos Farmacêuticos.
- Ruy Branco, antigo Diretor do Departamento de Cirurgia e Professor Catedrático Convidado do ICBAS. A homenagem reconhece o seu legado no ensino da Medicina, destacando-se como autor do primeiro currículo do ciclo clínico da licenciatura em Medicina ICBAS/Hospital de Santo António, criado em 1980.
- Sónia Veloso Trevisan, Enfermeira Gestora especializada em Saúde Mental e Psiquiátrica. Foi reconhecida pela liderança na implementação de projetos inovadores nas áreas da saúde mental, nomeadamente no antigo Hospital de Joaquim Urbano e no Centro Hospitalar Universitário do Porto.
Saudamos os profissionais medalhados, contando com a sua competência, conhecimento e diligência em projetos da ULS de Santo António e do Serviço Nacional de Saúde.
Fotografia: Secretaria Geral do Ministério da Saúde



