O Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), no Porto, recebeu uma distinção internacional de excelência pela European Board of Ophthalmology (EBO). Após a visita, realizada no dia 15 de novembro de 2024, o serviço foi reconhecido como um centro de formação de referência, destacando-se pela qualidade do ensino, pela diversidade de especialidades e pelo uso de tecnologia de ponta.
O Serviço de Oftalmologia do CHUdSA, realiza anualmente cerca de 50 mil consultas e 12 mil intervenções cirúrgicas. A unidade abrange todas as subespecialidades oftalmológicas, como Catarata, Retina, Glaucoma, Oftalmologia Pediátrica, Estrabismo, Córnea, Olho seco, Pálpebras, Refrativa ou Vitrectomia, destacando-se pela prestação de cuidados abrangentes e de alta qualidade, incluído a doentes das regiões autónomas. No Serviço de Urgência regional assegura cuidados a uma população superior a 3,5 milhões de pessoas.
O serviço conta com uma equipa multidisciplinar de 33 médicos especialistas, (dos quais 23 também detentores do grau de consultor) e 9 médicos internos, garantindo uma formação médica de excelência e um atendimento de topo aos utentes. Além disso, dispõe de LASER de femtosegundo, programa de via verde de retina cirúrgica e um banco de córneas e serviços de diagnóstico avançado, como angiografia e OCT de campo largo, eletrofisiologia e outros exames especializados, fortalecendo ainda mais a sua posição como referência nacional.
Os médicos internos têm acesso a um plano estruturado que passa por todas as subespecialidades, com rotações que variam entre 3 e os 9 meses. A partir do segundo ano, estes profissionais começam a realizar cirurgias como a facoemulsificação, sob a supervisão de especialistas, e têm a oportunidade de participar em projetos de investigação e apresentar trabalhos em congressos nacionais e internacionais.
Durante a visita, os representantes da EBO, Prof. Marcin Stopa e Prof. Efstratios Paroikakis, juntamente com o delegado nacional Dr. Augusto Magalhães, destacaram o empenho dos médicos do quadro e do Serviço em oferecer uma supervisão individualizada, promovendo o desenvolvimento profissional dos internos. A programação de formação inclui palestras, seminários e discussões de casos clínicos, realizadas duas vezes por semana.
A infraestrutura do serviço foi outro fator destacado. As instalações incluem quatro salas de cirurgia, incluindo duas salas de cirurgia equipadas com anestesia geral e tecnologia de ponta, como microscópios cirúrgicos avançados e sistemas de visualização 3D. A versatilidade e o grau de especialização do serviço permitem a realização de procedimentos avançados, desde transplantes de córnea a cirurgias de retina e glaucoma e intervenções oncológicas.
O Serviço de Oftalmologia do CHUdSA foi descrito como um modelo a seguir para outros centros europeus. Este reconhecimento reflete não só a qualidade do cuidado clínico e da formação médica, mas também o impacto positivo do serviço na comunidade local e na oftalmologia em geral.
Com esta distinção, o CHUdSA solidifica a sua posição como um dos centros de referência em oftalmologia, atraindo utentes e profissionais de todo o país e da Europa.



