Antonius

Reunião Núcleos de Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco - Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

No âmbito do Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, teve lugar no dia 8 de abril uma iniciativa promovida pelos Núcleos de Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco da Unidade Local de Saúde de Santo António (ULS Santo António), que contou com a participação de cerca de 150 pessoas. Sob o lema “Espelho Meu, Espelho Meu, Este Desenho Sou EU?”, a arte foi o tema central de uma manhã dedicada à reflexão, partilha e sensibilização sobre os direitos das crianças e jovens.

O evento decorreu no auditório do Hospital de Magalhães Lemos e contou com a presença de profissionais da ULS Santo António, membros de outros núcleos da rede nacional, representantes das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, Equipas Multidisciplinares de Apoio aos Tribunais, forças de segurança e outros intervenientes da área.

Um dos principais objetivos foi fortalecer o trabalho em rede e promover abordagens inovadoras que visem melhorar as competências pessoais e sociais, o apoio psicoafetivo e a autonomia de jovens e famílias, sempre respeitando o seu contexto de vida.

Durante o evento, foi ainda apresentada uma exposição com 200 trabalhos realizados por alunos do 4.º ao 6.º ano de escolas da área da ULS Santo António, todos com o tema “A Família”.

A iniciativa culminou com dois compromissos simbólicos: dedicar tempo à reflexão e à ação em defesa das crianças e jovens, e reforçar que, embora abril seja o mês de alerta, o compromisso com a proteção infantil deve ser contínuo ao longo de todo o ano.

Galeria