A ULS de Santo António foi vencedora da 7.ª edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde com o projeto “Virtual Reality System in Patients with Pulmonary Hypertension Undergoing Right Heart Catheterization: A Pragmatic Randomized Clinical Trial”. O trabalho resulta de uma colaboração entre a Unidade de Doença Vascular Pulmonar e o Laboratório de Saúde Digital do CAC ICBAS-Santo António e o Instituto Politécnico do Porto. Foi apresentado pelo médico interno de Cardiologia Tiago Peixoto e distingue-se como uma proposta inovadora que procura avaliar a eficácia de um sistema de realidade virtual na redução da ansiedade de doentes com hipertensão arterial pulmonar (HAP).
A HAP é uma doença grave e progressiva que afeta sobretudo adultos jovens e que, com frequência, está associada a níveis elevados de ansiedade e depressão. O projeto distinguido propõe um sistema de realidade virtual neuroadaptativa, que ajusta em tempo real os estímulos visuais e auditivos de acordo com a atividade cerebral do doente, medida por eletroencefalograma. A intervenção visa oferecer alívio da ansiedade durante o cateterismo cardíaco direito.
Para além deste projeto vencedor, a ULS de Santo António recebeu uma das Menções Honrosas atribuídas nesta edição: o estudo intitulado “Imagem de neuromelanina para avaliação da suscetibilidade precoce do locus coeruleus e substantia nigra à patologia de Alzheimer e de corpos de Lewy”, apresentado pelo Francisco Almeida, médico interno de Neurorradiologia.
Estes prémios, evidenciam o compromisso da ULS de Santo António com a investigação clínica inovadora e centrada no doente. A aposta em intervenções que combinam tecnologia e cuidados médicos traduz a visão de uma medicina mais humana e integrada, centrada na qualidade de vida e no bem-estar dos doentes.
Fotografias: MSD Prémio Investigação em Saúde



