Antonius

VECTRA 360 - uma tecnologia ao serviço da saúde

O Centro Hospitalar Universitário de Santo António é pioneiro em Portugal ao adquirir o equipamento VECTRA 360 para mapeamento corporal total de lesões cutâneas, sendo o terceiro hospital na Península Ibérica a contar com esta tecnologia.

O cancro cutâneo constitui atualmente um importante problema de saúde pública, devido ao aumento significativo da sua incidência em todo o mundo, especialmente em caucasianos.

A morbilidade e mortalidade associadas, bem como o impacto económico decorrente do acompanhamento de grupos de risco e do tratamento dos doentes, torna-se indispensável a incorporação de inovação tecnológica, tanto ao nível dos equipamentos quanto na utilização de ferramentas de inteligência artificial.

O VECTRA WB360 possibilita a captura de imagens clínicas da pele de praticamente toda a superfície corporal de uma só vez, utilizando 92 câmaras de alta resolução e luz polarizada.

Através da reconstrução tridimensional de toda a superfície corporal permite registar e acompanhar doentes com elevado número de lesões pigmentadas de forma mais rápida, reforçando a capacidade de diagnóstico precoce de cancro cutâneo. Permite ainda, o acompanhamento de grupos de risco, facilita o planeamento pré-cirúrgico e aprimora a formação médica.

Utilizando algoritmos de apoio à decisão clínica e incorporando software com índices de avaliação de gravidade de doença, o VECTRA 360 tem potencial para ser aplicado tanto na orientação e priorização de doentes quanto na investigação clínica na área da imunodermatologia.

O VECTRA 360 encontra-se em pleno funcionamento no Serviço de Dermatologia desde Janeiro de 2024.

Galeria