A saúde é uma responsabilidade de toda a sociedade e não apenas do setor da Saúde!
A reforma dos cuidados de saúde em Portugal permite intervir em diversos contextos (familiar, escolar, laboral e instituições de saúde), tornando-os mais favoráveis à promoção da saúde. Com a realização dos webinars, pretendeu-se alcançar os seguintes objetivos:
- Refletir sobre a sexualidade ao longo do ciclo de vida;
- Promover a vigilância de cuidados que favoreçam uma vivência saudável da sexualidade;
- Reconhecer os contributos da ULSSA na área da sexualidade.
Os webinars organizados pelo Departamento da Mulher e da Criança realizaram-se em três momentos, às terças-feiras, entre as 14h e as 17h.
Primeira Mesa: "Sexualidade no Ciclo de Vida" (da 1.ª infância à 3.ª idade) - 24 de setembro de 2024
Esta sessão teve como objetivo levar os participantes a refletir sobre o desenvolvimento, transformação e vivência da sexualidade ao longo das diferentes fases da vida.
O mundo que nos rodeia molda as experiências e crenças que adquirimos, influenciando profundamente a forma como vivemos e expressamos a nossa sexualidade. A sexualidade é complexa, indo muito além do ato sexual: abrange questões de identidade de género, orientação sexual, intimidade, prazer, comunicação, entre outros aspetos.
É essencial entender que a infância e a adolescência são períodos cruciais de descoberta e formação, marcando o percurso até à vida adulta, em que a sexualidade assume novos contornos, mas continua a ser fundamental para o bem-estar e a qualidade de vida. Nesta mesa, discutiram-se os fatores culturais, sociais, psicológicos e biológicos que influenciam as mudanças ao longo do ciclo de vida, promovendo uma visão mais saudável, positiva e inclusiva da sexualidade.
Segunda Mesa: "Transgénero: Identidade e Expressão" - 8 de outubro de 2024
Historicamente, a população transgénero tem sido vítima de múltiplas formas de opressão, enfrentando discriminação, preconceito e estigma, inclusive no acesso aos serviços de saúde. Estudos demonstram que as pessoas trans apresentam níveis mais baixos de saúde mental, bem-estar psicológico e qualidade de vida em comparação com a média da população.
Embora esta população seja diversa, o objetivo desta tertúlia foi desmistificar e simplificar conceitos sobre identidade e expressão de género, promovendo uma melhor compreensão do tema. Pretendeu-se, assim, contribuir para cuidados mais empáticos, compassivos e respeitosos, que promovam o bem-estar de todos.
Terceira Mesa: "As Vivências Não Normativas de Sexualidade" - 29 de outubro de 2024
A sexualidade é uma jornada em constante transformação, envolvendo dimensões psicológicas, espirituais, eróticas e físicas, bem como desejos, sentimentos e pulsões que, ao longo da vida, educamos e aprendemos a gerir.
Cientes das condicionantes culturais, religiosas e sociais, tornou-se imperativo refletir sobre os cuidados a prestar a populações frequentemente estigmatizadas, como trabalhadores do sexo e pessoas em situação de sem-abrigo, devido às suas especificidades e aos riscos associados, tanto pessoais como sociais.
Os cuidados de qualidade não surgem por acaso, mas resultam da reflexão, partilha, investigação e da vontade de melhoria contínua de cada profissional, valorizando a multidisciplinaridade e os resultados que ela proporciona.
Ao longo dos três momentos, contamos com especialistas de diversas áreas que partilharam a sua experiência prática e conhecimento científico mais atualizado. A discussão de casos reais e práticas humanas proporcionou oportunidades de aprendizagem, que se espera serem replicadas entre profissionais e instituições.
O objetivo foi promover uma vivência saudável, equilibrada e plena da sexualidade ao longo do ciclo de vida, defendendo cuidados de saúde mais acessíveis e equitativos para toda a população, independentemente da sua vulnerabilidade.
A saúde deve ser um valor de tod@s e para tod@s!


