
Designação da operação | Suporte à decisão inteligente para a melhoria dos processos de administração,
de formação, de investigação e prática clínica
Código da operação | POCI-05-5762-FSE-000099
Região de intervenção | Região Norte
Entidade beneficiária | Centro Hospitalar Universitário do Porto, E.P.E.
Data de aprovação | 07-08-2018
Data de início | 19-12-2018
Tipologia de operação | Capacitação da Administração Pública
Data de conclusão | 19-12-2020
Custo total elegível | 487.097,30€
Apoio financeiro da União Europeia - FSE | 414.032,71€
Descrição da operação
O principal propósito desta operação corresponde a uma intervenção que visa a melhoria dos processos clinico-administrativos, mais especificamente o suporte às atividades de gestão, decisão e planeamento: de topo, intermédia. Os principais resultados terão impacto:
i) Nos cuidados de saúde prestados aos clientes (ganhos em qualidade, diminuição do tempo de resposta, melhores decisões clínicas);
ii) Na interação/atendimento aos clientes (simplificação dos processos administrativos e otimização das interações);
iii) Na gestão dos profissionais de saúde (racionalização dos recursos humanos, aumento de produtividade, melhor adequação da formação continua, melhor perceção dos seus relacionamentos e necessidades);
iv) Na gestão da investigação (melhoria na gestão de ensaios clínicos);
v) No controlo de custos (racionalização de custos);
vi) Na eficiência organizacional (ganhos na produtividade e comunicação). Neste sentido, o presente projeto concorre para a intervenção em quatro áreas distintas:
1 - Administração, Gestão de Topo e Intermédia;
2 – Gestão da Formação;
3 – Gestão da Investigação Clínica; 4 - Decisão Clínica.
i) Nos cuidados de saúde prestados aos clientes (ganhos em qualidade, diminuição do tempo de resposta, melhores decisões clínicas);
ii) Na interação/atendimento aos clientes (simplificação dos processos administrativos e otimização das interações);
iii) Na gestão dos profissionais de saúde (racionalização dos recursos humanos, aumento de produtividade, melhor adequação da formação continua, melhor perceção dos seus relacionamentos e necessidades);
iv) Na gestão da investigação (melhoria na gestão de ensaios clínicos);
v) No controlo de custos (racionalização de custos);
vi) Na eficiência organizacional (ganhos na produtividade e comunicação). Neste sentido, o presente projeto concorre para a intervenção em quatro áreas distintas:
1 - Administração, Gestão de Topo e Intermédia;
2 – Gestão da Formação;
3 – Gestão da Investigação Clínica; 4 - Decisão Clínica.


