Na ULS de Santo António (Centro Hospitalar Universitário de Santo António), tal como em todas as instituições de saúde, cada enfermaria tem a sua rotina própria, fruto das especificidades de cada especialidade. Contudo, existem normas gerais aplicáveis a todos os doentes, independentemente do local onde estejam internados.
- Siga rigorosamente as instruções transmitidas pela equipa de saúde no que respeita à dieta, repouso e tratamento.
- Comunique à equipa de saúde qualquer sinal ou sintoma, mesmo que considere pouco relevante.
- Todas as camas têm bandas de proteção. Não as mova sem pedir ajuda. Sempre que necessite de auxílio utilize a campainha.
- Desligue o telemóvel, quando lhe for solicitado. Tenha sempre o telemóvel no modo silencioso ou de vibração.
- Evite falar alto e aconselhe as suas visitas a terem o mesmo comportamento. Respeite sempre os outros doentes.
- As visitas e/ou acompanhantes não devem ser portadores de alimentos para os doentes, exceto com a autorização da equipa de saúde.
- Não deite lixo para o chão. Tente manter limpa e arrumada a sua zona de internamento.
- A conservação dos materiais, equipamentos e instalações deve ser da responsabilidade de todos. Por favor, comunique a um colaborador do Santo António qualquer anomalia que detete.
- Não deve ausentar-se do Serviço sem a autorização de um elemento da equipa de saúde.
- Não fume dentro do Hospital.
Serviço de barbearia
O Santo António dispõe de um serviço de barbearia. Sempre que necessite, solicite-o junto da equipa de enfermagem. O serviço de barbeiros está disponível de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 12h30 e das 14h às 15h e aos Sábados das 7h30 às 12h.
Refeições
Doentes Internados
São fornecidas cinco refeições diárias a cada doente (pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar e ceia) de acordo com a dieta prescrita pela equipa de saúde.
Se tem alergias alimentares ou particularidades/restrições no seu regime alimentar, informe a equipa de saúde. Estão disponíveis no Serviço de Nutrição as fichas técnicas com informações sobre os ingredientes utilizados na confecção das dietas.
As visitas e/ou acompanhantes não podem ser portadores de alimentos para os doentes, exceto com autorização da equipa de saúde.
As visitas e/ou acompanhantes poderão auxiliar o doente no período das refeições, desde que em consonância com a equipa de saúde, promovendo sempre a autonomia do doente.


