Centro de Referência de Oncologia de Adultos - Cancro do Testículo
Coordenador | Dr. André Marques Pinto
MD | Faculdade de Medicina | Universidade do Porto
Contactos
☏ 222077500 | Ext.1156
✉ crtesticulo@chporto.min-saude.pt
O Centro de Referência do Cancro do Testículo da Unidade Local de Saúde de Santo António (ULSSA) foi reconhecido como Centro de Referência Nacional, em colaboração interinstitucional com o Instituto Português de Oncologia do Porto, pelo Ministério da Saúde, através do Despacho n.º 3653/2016 publicado em Diário da República, 2.ª série — N.º 50 — 11 de março de 2016.
Os tumores do testículo são relativamente raros, representando cerca de 1% de todos os cancros diagnosticados em homens. No entanto, nas últimas décadas, assistiu-se a um aumento da incidência destes tumores, sobretudo nos países industrializados.
Existem fatores de risco bem estabelecidos para esta patologia. Mais de 90% destes tumores provêm de células germinativas e classificam-se em dois grandes grupos: seminomas e tumores de células germinativas não-seminomatosos.
Tipicamente, estes tumores manifestam-se como massas testiculares assintomáticas ou achados incidentais em ecografias escrotais realizadas por outro motivo. Os jovens são os mais afetados, com picos de incidência entre os 20 e os 39 anos de idade. Por este motivo, é fundamental informar os indivíduos sobre o impacto dos tratamentos na fertilidade, e a criopreservação de espermatozoides preventiva deve ser sempre assegurada.
Na maioria dos casos (70% na nossa série), o tumor é localizado e a cirurgia local (orquidectomia radical) é curativa. Os casos mais avançados geralmente beneficiam de quimioterapia, com alta probabilidade de cura. No entanto, alguns casos refratários necessitam de tratamentos subsequentes personalizados (cirurgia e/ou quimioterapia).
Assim, para oferecer os melhores cuidados a estes utentes, foram criados Centros de Referência, que visam a orientação diagnóstica e terapêutica céleres, individualizada, de forma a manter os resultados de excelência que, atualmente, se verificam (sobrevida aos 5 anos em 98% dos casos).
O Centro de Referência de Oncologia de Adultos – Cancro do Testículo da ULSSA presta assistência diferenciada, recorrendo às tecnologias mais recentes disponíveis e integrando a experiência profissional de uma vasta equipa dedicada, o que permite garantir acessibilidade a um tratamento de excelência, seguro e eficaz, de acordo com os mais exigentes padrões científicos e éticos reconhecidos internacionalmente.
Equipa Multidisciplinar:
Dr. André Marques Pinto, Coordenador, Urologia/Andrologia
Dr. Nuno Rossano Louro, Urologia/Andrologia
Dr. Severino Ribeiro, Urologia
Prof. Doutor Miguel Silva Ramos, Urologia
Dr. Paulo Principe, Urologia
Dr.ª Eugénia Rosendo, Oncologia Médica
Dr.ª Maria João Ramos, Oncologia Médica
Prof. Doutor José Ramón Vizcaíno, Anatomia Patológica
Prof. Doutor Nuno Jorge Lamas, Anatomia Patológica
Dr. Diogo Sá, Anatomia Patológica
Dr. Pedro Pereira, Radiologia
Dr.ª Teresa Barreto, Anestesiologia
Dr.ª Sara Mendes Moreira, Psiquiatria
Dr.ª Márcia Barreiro, Ginecologia/Medicina da Reprodução
Enf.ª Ana Maria Soares, Internamento Urologia
Enf.ª Eulália de Sousa, Hospital de Dia
Dr. Fernando Pichel, Nutrição
Dr.ª Margarida Branco, Psicologia Clínica
Dr.ª Maria José Paiva, Serviço Social
D.ª Cátia Silva, Secretariado
Colaboração interinstitucional com o IPO do Porto, Francisco Gentil: além da cooperação assistencial, ambas as instituições têm desenvolvido atividades junto da população-alvo, em parceria com a Associação dos Doentes com Cancro do Testículo, a fim de sensibilizar para a importância da deteção precoce destes tumores, nomeadamente através da realização periódica do autoexame testicular pelos indivíduos em risco.
A referenciação a este Centro (novos casos ou segundas opiniões) pode ser realizada a partir dos Cuidados de Saúde Primários ou diretamente, através contacto do Centro de Referência.


