Antonius

Centro de Referência de Transplante Renal de Adultos

Coordenador | Prof. Dra. La Salete Martins
M.D., Ph.D.
Nefrologista, Assistente Hospitalar Graduada.
  https://orcid.org/0000-0002-6110-2102


Composição da Equipa Interdisciplinar

- 6 Nefrologistas | Responsável - Doutora La Salete Martins
- 11 Anestesiologistas | Responsável - Dra. Manuela Casal
- 8 Urologistas | Responsável - Doutor Miguel Ramos
- 16 Cirurgiões Vasculares | Responsável - Doutor Rui Machado

Outros profissionais
Gabinete de Coordenação e Colheita de Órgãos para Transplante | Responsável - Enfª. Rosário C Pereira;
Assistentes Técnicas de Nefrologia,
Enfermeiros e Assistentes Operacionais de Ação Médica do Bloco Operatório e de Nefrologia.

Cooperam com este Centro o Departamento de Patologia, dirigido pela Dra. Graça Henriques; o Serviço de Anatomia Patológica, dirigido pelo Doutor J. Ramón Vizcaíno; o Serviço de Radiologia, dirigido pela Doutora Manuela França.

Contactos
Secretariado do Internamento de Nefrologia
Hospital de Santo António, Edifício Luís de Carvalho
Rua Dr. Tiago de Almeida, 4050-342 Porto.
 222077500 | Ext.1203
✉ secretariado.nefrologia@chporto.min-saude.pt

Secretariado da Consulta de Nefrologia, Edifício - Ex-Cicap
Rua de Dom Manuel II 57, 4050-342 Porto
  222077500 | Ext. 4179

✉ secretariadoce.nefrologia@chporto.min-saude.pt



O programa de Transplantação Renal da ULSSA é Centro de Referência de Transplante Renal do Adulto desde 2016. Realiza em média 100 a 120 transplantes renais (TR) por ano. Iniciou atividade em 1983, tendo completado 40 anos de produção ininterrupta. Até 31/12/2022 o número total acumulado de TR era de 3215, dos quais 430 com dador vivo.

É o programa de maior atividade em TR de dador vivo em Portugal, realizando em média cerca de 30/ano; e o que mais pares inscreve no Programa Nacional de Doação Renal Cruzada (PNDRC). Tem mantido um esforço no sentido de dinamizar o TR de dador vivo, quer pela sua atividade clinica, quer por sessões de sensibilização para esta alternativa terapêutica. Tem promovido a transplantação de candidatos com incompatibilidade de grupo sanguíneo ABO ou com incompatibilidade HLA com um potencial dador, através de programas de transplantação cruzada Nacional (PNDRC) e também Internacional (PIDRC).

O nosso Centro de Referência é o único em Portugal credenciado para receber pares incompatíveis de outros hospitais nacionais para participarem e beneficiarem do PIDRC, o Programa da South Alliance. As trocas internacionais até agora existentes, maioritariamente com Espanha, mas também com Itália, só ocorreram com pares deste Centro, o que se explica pelo número maioritário de pares que o nosso Centro inscreve.

É também o único no país a realizar TR entre pares dador-receptor ABO incompatíveis, quando exequível, com 100% dos transplantes funcionantes nos 22 realizados até fim de 2022.

Aposta no TR preemptive - ou seja sem realização de diálise prévia ao transplante - sobretudo no âmbito do TR de dador vivo, sendo este considerado o método ideal para substituição da função renal, naqueles que reúnem indicação e condições para tal.

Este foi o Centro de Referência de escolha para doação do 1º dador vivo altruísta de um rim em Portugal, fruto do reconhecimento da sua competência técnico-científica.

No final de 2022 existiam em lista de espera por um transplante renal 625 doentes na região Norte do país.

Dos resultados globais de TR deste Centro, salientamos os seguintes indicadores: sobrevivência do doente ao 1º e 10º ano: de 98% e 85%, respetivamente; e sobrevivência do rim ao 1º e 10º anos: de 94% e 82%, respetivamente.

Fazem-se em média, por ano, mais de 8000 consultas pós-transplante renal; mais de 2000 consultas pré-Transplante Renal; e mais de 850 consultas de avaliação potencial dador vivo de rim.

Tem sido o Centro de TR de escolha de Internos de Formação específica de Nefrologia, mas não só, de todo o país, para realização do seu estágio curricular semestral em Transplantação Renal.

Nos últimos anos, o Centro de Referência de Transplante Renal de Adultos tem levado a cabo diversas reuniões científicas, quer de promoção do TR de dador vivo, quer sobre temas atuais da transplantação renal.