Antonius

Diretora | Dr.ª Graça Fernandes
Assistente Hospitalar Graduada
Psiquiatria da Infância e Adolescência
Licenciatura em Medicina
 https://orcid.org/0000-0003-1836-6468

Enfermeiro Gestor | Enf. José Carlos Baltazar
Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
Licenciado em Enfermagem
 https://orcid.org/0000-0001-8453-2394

Composição da Equipa (🔗+Info)

Médicos
Assistentes Graduados
Dr.ª Graça Fernandes  https://orcid.org/0000-0003-1836-6468
Dr.ª Vânia Martins |  https://orcid.org/0000-0002-2389-0144
Dr.ª Paula Barrias | Licenciatura em Medicina
Dr. João Pereira | Licenciatura em Medicina

Assistentes
Dr.ª Teresa Sá |  1C13-DF6B-7DD9 |  https://orcid.org/0000-0002-8737-4325
Dr.ª Sara Pires

Enfermeiros

Enf.ª. Florbela Barreira 


Técnicos Superiores de Saúde

Dr.ª Camila Gesta | Grau: Assessora
Dr.ª Mariana Toste
Dr.ª Ana Rebelo
Dr.ª Patricia Rodrigues
Dr.ª Cristina Dias

Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica
Dr.ª Catarina Barbosa

Contactos

Departamento de Pedopsiquiatria
Rua Professor Álvaro Rodrigues, 4149-003 Porto
✉ secretariado.pedopsiquiatria@chporto.min-saude.pt
 secretaria.pedopsiquiatria@chporto.min-saude.pt


O Serviço de Psiquiatria da Infância (SPI) do Departamento de Pedopsiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência (DPSMIA), funciona desde maio de 2018 nas instalações do CMIN. Presta cuidados psiquiátricos especializados a crianças referenciadas até aos 11 anos, prolongando o acompanhamento, até aos 17 anos sempre que necessário.

Integra uma Unidade de Primeira Infância – UPI, um Hospital de Dia Infantil – HDI, uma consulta especializada de PEA, Consulta externa Geral, Grupos Terapêuticos.

A Unidade de Primeira Infância (UPI) encontra-se vocacionada para a prestação de cuidados altamente especializados e diferenciados (com uma metodologia de avaliação e intervenção específica).
Criada em 2007, foi a segunda estrutura diferenciada e dedicada ao acompanhamento, diagnóstico e intervenção em pedopsiquiatria da primeira infância, no País. Atualmente existem 3 a nível Nacional.
A UPI reúne um conjunto de profissionais que se diferenciaram nas metodologias próprias desta faixa etária.
Tem uma forte componente formativa, recebendo internos de Pedopsiquiatria de todo o pais e colegas especialistas de Pedopsiquiatria de outras unidades hospitalares para supervisão.

O Hospital de Dia Infantil (HDI) presta cuidados terapêuticos a crianças até aos 6 anos de idade, em regime de internamento parcial. O programa terapêutico prioriza as abordagens em grupo, com a combinação de diferentes técnicas terapêuticas, existindo a possibilidade de realização de psicoterapias individuais (atelier de contos, culinária; fantoches; expressão plástica; psicoterapias através do jogo; barro; terapia mãe-criança) Além das intervenções diretas com as crianças são efetuadas intervenções não diretas, com os interlocutores privilegiados na vida das crianças: cuidadores principais e educadores (escolas /amas/técnicos de instituições).

Consulta Especializada de Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) , visa oferecer um acompanhamento mais específico, a uma patologia especialmente exigente, mediante um seguimento protocolado e reuniões multidisciplinares. Realizam-se avaliações especificas para esta patologia: Diagnostic Observation Schedule (ADOS-2) Autism Diagnostic Interview Revised (ADI-R) e intervenções baseadas no modelo DIR/Floortime. (Modelo baseado no Desenvolvimento, nas Diferenças Individuais e na Relação).

A nível da consulta externa o serviço procura adequar as intervenções diagnósticas e terapêuticas às necessidades consideradas mais prementes, destacando-se algumas patologias alvo da nossa intervenção, a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) e as Perturbações do Comportamento.

Existem ainda diversos grupos terapêuticos: Grupo de Treino de Competências Parentais “The Incredible Years®; Grupo de Treino de Competências Sociais para jovens com PEA; Grupo para Pais de Crianças com PEA - “AsSoCIA”,