No âmbito do Dia Mundial da Prevenção do Abuso e Violência na Criança e Jovem, que ocorre a 19 de novembro, a ULS Santo António, por meio dos seus Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco, promove a iniciativa "19 Dias de Ativismo - 19 Razões para Atuar". Durante o período de 1 a 19 de novembro, serão divulgados conteúdos diários com o objetivo de sensibilizar e informar a população sobre questões essenciais relacionadas à proteção e bem-estar de crianças e jovens.
Cada um dos 19 dias trará um tema específico, destacando informações e medidas preventivas sobre diferentes formas de abuso e violência infantil e juvenil, incluindo a exploração infantil, o impacto dos conflitos armados na vida das crianças, e a importância de construir comunidades seguras e inclusivas para os jovens.
Os conteúdos terão como base informações e diretrizes de entidades especializadas e contarão com orientações sobre como a sociedade pode se envolver para promover a paz e a segurança infantil, especialmente em contextos de vulnerabilidade.
Durante a campanha, o público também será incentivado a apoiar iniciativas que garantam assistência humanitária às crianças em situações de risco, e a adotar práticas que promovam uma cultura de paz, com foco na proteção e nos direitos das crianças.
Consulte aqui os conteúdos diários:
Dia 2 - Prevenção do abuso sexual
Dia 3 - Prevenção do bullying na criança
Dia 4 - Prevenção da negligência na criança
Dia 5 - Prevenção da atividade laboral na criança
Dia 6 - Prevenção do castigo corporal na criança
Dia 7 - Prevenção da venda de crianças
Dia 8 - Prevenção da prostituição na criança
Dia 9 - Prevenção da pornografia infantil
Dia 10 - Prevenção do tráfico da criança
Dia 11 - Prevenção do turismo sexual da criança
Dia 12 - Prevenção dos costumes tradicionais nocivos à criança
Dia 13 - Crianças de rua
Dia 14 - Prevenção da discriminação baseada em condições de saúde
Dia 15 - Prevenção do abuso de substâncias e adição na criança
Dia 16 - Prevenção da malnutrição na criança
Dia 17 - Prevenção dos perigos das tecnologias de informação e comunicação na criança



